Webinar Truth 78

 


O ministério Truth 78 pertence à Desiring God, centra-se no propósito de "Equipar as gerações futuras a conhecer, honrar e a ver Deus como um tesouro", e a origem do seu nome está em Salmos 78. Podem conhecer mais, ler bons artigos e fazer boas compras aqui.

Na semana passada tive a oportunidade de participar num Webinar com o título: "Uma visão e um plano para o discipulado das crianças neste outono".

Este Webinar dividiu-se em 3 partes centrais:

1. Uma visão no meio do desafio

O discipulado de uma geração é feito por um ensino regular e intencional, o livro "Zealous", disponível para download na página mostra 7 compromissos fundamentais para discipularmos a geração futura. É muito fácil paralisarmos perante o cenário que estamos a viver. Temos pais assustados nas nossas Igrejas, precisamos de os equipar, para que eles equipem as suas casas.

2. Um plano de discipulado

Foi apresentado um mapa que pretende ajudar as Igrejas a seguir um caminho:


Foram feitas algumas sugestões. Se pudermos estar juntos pessoalmente podemos pensar em:

- juntar classes, se necessário;

-ponderar a hipótese de um estudo bíblico intergeracional;

-ponderar a hipótese de algo durante a semana.

Se o ensino tiver de ser suportado por vídeo fomos encorajados a tirar o melhor partido disso e no site podem encontrar bons artigos que nos ajudam a preparar bem uma lição, como este.

A grande chamada de atenção foi para o trabalho que podemos fazer com os pais para que estes se sintam orientados nesta caminhada.

3. Perguntas

Seleccionei três perguntas que achei pertinentes e cujas respostas foram inspiradoras.

Como podemos entusiasmar as crianças com a Palavra de Deus?

Expor - para termos entusiasmo, temos de estar expostos à situação, criar um ambiente espiritual nas nossas casas e expor as crianças mais à Palavra e menos ao mundo.

Explicar - se não entendemos, não podemos ficar entusiasmados.

Entusiasmar - se nós amamos algo e somos genuínos com isso, eles também vão ficar entusiasmados.

Como é que podemos inspirar, equipar e encorajar pais que se estão a sentir sobrecarregados nesta questão de discipularem os seus filhos?

"A vida pode ser extremamente avassaladora, porque nós somos extremamente descomprometidos."

Tudo começa pelos pais e a Igreja tem de estar preparada para discipular e preparar os pais, inspirá-los e dar-lhes uma perspectiva do que é que este ano pode ser, se eles se comprometerem, dar-lhes ferramentas. Encorajar os pais, orar com os pais, fazer pequenos grupos (compromisso de oração e encorajamento uns aos outros).

Como podemos ajudar os pais que não estão habituados a ensinar?

Manter tudo muito simples, estabelecer metas reais e tangíveis.

Ler a Bíblia 10 minutos por dia, seguir um plano de leitura da Bíblia.

Existem dois livros centrais que devem existir nas nossas casas: uma Bíblia e um Hinário, tirem o máximo partido deles.

4. Oração

A oração é a base e o suporte de tudo o que foi dito e ela tem de estar sempre presente no nosso ritmo diário. Terminámos com uma oração por todas as famílias e Igrejas.

Por fim, foi disponibilizado um PDF com vários links para artigos e seminários que respondem às várias questões postas. Se o quiserem posso enviar por email, pois não o consigo deixar aqui.

Este Webinar é um bom ponto de partida para pensarmos o que queremos fazer num tempo como este.

Que Deus vos abençoe!


Comentários

Mensagens populares